FAQs

Neste espaço procuraremos esclarecer as suas dúvidas mais frequentes.

Domótica

   

  Intrusão

   

Energias renováveis

   

  Ar condicionado

   

Aspiração central

   

Auto

  • O que é o "Carjacking"?
 
O que é o "Carjacking"?

O roubo de carros na estrada com ameaça de armas de fogo, o ‘carjacking’, nasceu nos Estados Unidos – e, há cerca de dez anos, a moda começou a pegar em Portugal, sendo que agora está a tomar dimensões nunca antes vistas.

Biometria

  • O que é a Biometria?

 

 
O que é a Biometria?

Biometria  bio "vida" + metria "medida" é o estudo das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Presentemente está associada à forma de identificação única. A biometria é usada na identificação criminal, controle de ponto, controle de acessos, etc.  Os sistemas biométricos podem basear o seu funcionamento na irís, impressão  digital, reconhecimento facial, reconhecimento de voz, etc.

 

Aquecimento de Piscinas

 

Como funciona o sistema Solar ROOS?
O sistema Solar ROOS é dimensionado em função da orientação do colector e do volume da piscina. Em geral, seis horas de exposição Solar é suficiente.
Não havendo Sol, estando o dia nublado ou chuvoso os colectores não aquecem a água. Mas também nesses dias o ambiente não é convidativo para nadar.

Aplicação dos colectores ROOS?
Os colectores Solares ROOS são fabricados na Alemanha, estão patenteados e foram especialmente concebidos para o aquecimento Solar das piscinas. Os tubos não são soldados, mas sim fixados por encaixe rápido.
Têm um custo competitivo, uma longa duração e uma manutenção quase nula.

Os tubos são de borracha?

Não. Os tubos utilizados nos colectores Solares ROOS são de polipropileno resistente aos raios ultravioletas e  têm 25 mm diâmetro. São corrugados para captar  melhor o calor do Sol porque a forma ondulada torna a sua superfície lateral cerca de 30% a 60% maior do que a de um tubo liso. São de cor preta, o que absorve 99% da radiação Solar. A sua pequena espessura torna quase nulas as perdas térmicas, o que significa que todo o calor do Sol  passa para a água da piscina que circula nos tubos do colector.

Como é fixado o colector Solar?

É muito simples! No chão ou no terraço basta pousá-lo. Num telhado inclinado ou num muro vertical, basta fixá-lo pela parte superior ficando facilmente desmontável.

Como se comportam com o vento?
Devido à maneira como o colector é constituido, em que os tubos são separados uns dos outros, tem o mesmo comportamento que uma grelha, ou seja, o vento passa livremente pelos espaços entre tubos. Sendo assim, os colectores não são levantados nem sofrem danos.

Como se comportam com a chuva?
Ao contrário dos painéis solares planos, a água da chuva passa pelos espaços do colector Solar ROOS, e não fica retida. A sua concepção permite a secagem rápida da rampa, do telhado ou da placa onde está assente evitando, consequentemente, o desenvolvimento de fungos ou musgos. Como não há acumulação de humidade, não há congelação no Inverno.

E se não houver Sol?
Enquanto não houver Sol a água da  piscina não aquecerá! Mas da mesma maneira que a água da piscina demora a aquecer, também demora a arrefecer.
E o arrefecimento  será ainda menor se for utilizada um cobertura isotérmica. Por outro lado, como a piscina tem muito calor acumulado e sendo elevada a inércia térmica da massa de água existente, a temperatura não baixará para além de 1 a 2 º C. Sendo assim, ainda continuará a dispor de uma temperatura agradável para tomar banho, até o Sol voltar.

E os produtos de tratamento?
Os materiais de polipropileno e ABS especial que compõem os colectores Solares ROOS são inteiramente compatíveis com todos os tipos de produtos utilizados nas piscinas, contrariamente a outros sistemas em borracha que não resistem às concentrações de cloro ou ácido, o que danifica e reduz o tempo de vida.

 Há desenvolvimento de algas?
O desenvolvimento de algas deve-se ao efeito de luz (efeito fotossintético).
Como o colector Solar ROOS é composto por tubos negros de polipropileno, a luz não penetra através deles.

Há formação de calcário?
O tubo ondulado ROOS tem 25 mm de diâmetro  e é fabricado com  'qualidade alimentar'.
Sendo a água da piscina tratada, não pode existir calcário que provoque a sua obstrução

Há risco de fugas no colector?
O colector Solar ROOS resiste a uma pressão de 3 bar e qualquer bomba de piscina não funciona a mais de 1,5 bar. Sendo assim os riscos de fugas estão excluidos.
Mas mesmo que surgisse uma fuga, a sua reparação seria muito fácil e sem recurso a qualquer ferramenta especial.
Com efeito, não sendo vulcanizados os tubos do colector ROOS, mas sim vedados com aperto rápido a substituição de um tubo corrugado por outro novo, é tarefa que não oferece dificuldades.

E as folhas das árvores?
Como o vento passa através do colector arrasta todas as folhas que caem em cima do mesmo.

E os pássaros e os roedores?
O polipropileno e o PVC especiais que compõem o colector Solar ROOS não são atacados por estes animais, ao contrário do que acontece com os colectores de borracha. 
Desde 1979, que é o ano da primeira instalação, não se tem conhecimento de qualquer situação deste tipo, que tenha ocorrido em qualquer parte do mundo.

É grande a perda de carga?
A perda de carga é quase inexistente pelo nível médio das águas estacionadas nas reentrâncias dos tubos corrugados. A água circula livremente quase sem atrito. Se o colector Solar estiver situado a mais de 20 metros da piscina é utilizado um tubo de diâmetro maior para transporte da água.

Quais as temperaturas suportadas?
Os colectores Solares ROOS suportam temperaturas entre -35 ºC a +140ºC. Resistem à agressividade do granizo. e se forem colocados no chão ou em terraço aguentam o peso de uma pessoa.

Qual é a vida média de um colector?

O colector Solar ROOS é fabricado em tubo de polipropileno de alta densidade, é imputrescível e não corrosivo.
Os resultados dos diferentes ensaios realizados conduzem a uma duração de vida entre 20 a 30 anos. A primeira instalação foi executada na Alemanha em 1979 e continua a funcionar.

Qual é o aumento da temperatura?
Com o colector Solar ROOS consegue-se um aumento de temperatura da água da piscina da ordem dos 3 a 5 ºC por dia. Assim, ao fim do dia a sua piscina vai acumular este calor e constituir uma reserva de 40, 50, 80, 120m3 de água a 28/30ºC que será mantida ao longo da época balnear. Com o sistema solar ROOS a sua piscina terá uma média de 6 a 8 ºC a mais do que uma piscina não aquecida.

Como funciona o sistema?
Em 80% dos casos, a circulação da água da piscina faz-se utilizando a bomba de filtração existente, dado que a perda de carga sendo insignificante não afecta o equipamento instalado e torna o sistema mais económico.
A circulação da água é controlada por uma válvula de regulação Solar ROOS, e nos restantes casos, por intermédio de uma bomba em separado.
Em ambos os casos o funcionamento do colector Solar ROOS pode ser feito automaticamente.

A bomba  existente é suficiente?
Na maioria dos casos as bombas de aspiração existentes são sempre utilizadas porque as suas potências e caudais são suficientes para fazer funcionar correctamente o colector Solar ROOS. A bomba deve ter um caudal mínimo de 8 m3/h. Em grandes piscinas instalam-se bombas separadas.

O que é a válvula de regulação?
É uma válvula de 3 vias que tem uma entrada e duas saídas e que permite com um só movimento orientar a água na direcção do colector Solar ou na direcção da piscina, consoante a temperatura. Este controlo pode ser executado automaticamente, inserindo na válvula um comando eléctrico, o que torna o sistema autónomo e sem intervenção humana.

Deve isolar-se os tubos ROOS?
Não é necessário. As perdas de calor são insignificantes, dado que a diferença entre as temperaturas da água aquecida dentro dos tubos e a do exterior é mínima.

Qual é o peso de um colector ROOS?
O peso dum colector vazio é de 3 kg/m2 e cheio de água é de 10 kg/m2.
Por cada m2 o colector leva, então, 7 litros de água (7 kg), o que significa dizer que quando o sistema Solar ROOS está em funcionamento debita para a piscina 7 litros de água quente por cada m2 de colector. Por exemplo, um colector ROOS de 32 m2 entrega à piscina 224 litros de água quente.

Qual é o rendimento térmico?
O rendimento térmico é de cerca de 82% (Delta T = 5ºK e radiação de 800 W/h/m2).

Que potência se obtém do Sol?
O colector Solar ROOS recupera 652 Watts/horas/m2. Assim, um colector de 20 m2 equivale a um equipamento de aquecimento  de  13 kW

Os tubos a que produtos resistem?
Os tubos Solares ROOS resistem ao cloro, ao pH alcalino, ao sal, etc., dentro dos valores normais, isto é, 0.6 mg de cloro/litro de água e pH de 7.0 a 7.4.

Preço de um sistema Solar ROOS?
Podemos considerar que o preço de um colector Solar ROOS é equivalente ao preço de um equipamento clássico          (caldeira, bomba de calor, permutador eléctrico) acrescido do custo de combustível ou de electricidade gasto durante uma época.
A partir do 2º ano o sistema é amortizado porque não há consumo de energia (gás, gasóleo ou electricidade).
Além disto não faz barulho, é silencioso e não necessita de manutenção.

O que se faz no Inverno?
No Inverno deve esvaziar-se o colector.
É uma operação simples e fácil de realizar.

Qual é o prazo de garantia?
A garantia é de 10 anos. No entanto, os colectores ROOS estão a funcionar desde 1979 em óptimas condições.
 

Top


Imparset © 2008 HomeEmpresaProdutosNovidadesFAQsContactoNotícias

Graphic Design by J.C.

footer image footer image